Documentos para Habilitar Radar

Antes de uma empresa começar suas operações de exportação e importação é preciso estar com toda a documentação em dia com a Receita Federal. Um desses documentos mais importantes para habilitar, pedidos pelo órgão responsável por todo o controle aduaneiro no Brasil é o RADAR.

Para solicitar o Radar, habilitação para exportação e importação, é necessário apresentar documentos da empresa e também do seu representante legal.

O requerimento deve ser realizado na unidade da Receita Federal mais perto da região em que a matriz da sua empresa esteja localizada.

Documentos necessários para habilitar o Radar

– SODEA – Um Formulário de Solicitação do Dossiê Digital de Atendimento com uma firma reconhecida de acordo com um modelo da Receita Federal;

– Requerimento de Habilitação com uma firma reconhecida de acordo com modelo da Receita Federal;

– Termo de Responsabilidade com uma firma reconhecida de acordo com modelo da Receita Federal;

– Contrato social e as últimas alterações;

– Cópia autenticada do CPF e do RG do responsável legal;

– Certidão Cadastral de Junta Comercial;

– Certidão Simplificada de Junta Comercial.

Documentos adicionais que poderão ser pedidos

– Certidão Cadastral de Junta Comercial;

– Certidão Simplificada de Junta Comercial;

– Alvará do funcionamento;

– IPTU do último ano;

– Contrato da locação do imóvel da sua empresa;

– Cópia de uma conta da energia elétrica ou do telefone com o nome e endereço da sua empresa;

– Declaração dos Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), conforme foi estabelecido no art. 3º da Instrução Normativa da SRF nº 583/05 (ReceitaNet).

Observações

– A empresa deve ser a optante do DTE – Domicílio Tributário e Eletrônico;

– A empresa deve ter o certificado digital E-CNPJ;

– O contrato social dessa empresa, deverá, obrigatório, conter o nome do responsável que irá assinar toda essa documentação de habilitação de Radar;

– Todos os documentos devem ser reconhecidos e/ou com firma reconhecida.

Alguns solicitantes do Radar relatam frustrações por causa da burocracia durante o envio da documentação.

O processo de habilitação pode ser mais lento dependendo da condição da sua empresa ou a falta de algum documento no momento de apresentar. Por conta disso, os solicitantes devem saber os procedimentos e os possíveis entraves que podem atrasar o deferimento do Radar.

Para esquivar das eventuais insatisfações, é bastante importante que a empresa interessada em começar atividades no ramo de comércio internacional busque a assessoria especializada dos profissionais com uma experiência no assunto.

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