Quatro Passos para Diminuir os Custos em Importação e Exportação

Comércio Exterior é uma área em que se precisa de muita expertise. Por isso, separamos em quatro passos simples para que você ajude a sua empresa a diminuir os custos nas operações.

1 – Veja sua classificação: Existem muitas modalidades: fiscal, tributária, logística e aduaneira. Por conta disso, você precisa ter a certeza que está classificando a sua operação da forma certa e se alguma brecha para uma classificação com um custo menor que você ainda não pensou. Podem ter também várias medidas a serem usadas que podem te ajudar a diminuir os custos na hora de exportar ou importar.

2 – Saiba quais países são os “amigos” do Brasil: Nosso país tem muitos parceiros comerciais, muitos deles abaixam taxas de importação e exportação para favorecer a balança comercial dos países ou blocos comerciais. Por isso, é muito fundamental pensar na estratégia para que a operação tenha os custos mais reduzidos. Um dos países que oferecem os melhores negócios é a China, por exemplo.

3 – Repense a sua logística: Várias vezes, o curto maior para as empresas de Comércio Exterior está logo na logística, por isso, você deve pensar se há uma outra forma mais inteligente de fazer um processo logístico. Em vários casos as operações vão mudar de negócio para negócio, por isso é preciso que o seu parceiro na área tenha mais flexibilidade no que se diz respeito a rotas e a volume de cargas.

4 – Usufrua da tecnologia: É muito importante ter parceiros que tenham soluções com muita tecnologia, principalmente na parte de transportes, assim é muito possível não apenas simplificar e agilizar as suas entregas em um espaço mais curto de tempo, mas também para criar uma cultura de redução de custos no longo prazo.

É preciso ter muita inteligência e estar sempre em busca do melhor caminho para que os gastos da operação sejam menores, aumentando assim os lucros de sua empresa. Quer saber mais? Contate um a FComex. FAÇA UM ORÇAMENTO!